Ach. Brito

Maio 3, 2010



A Ach. Brito é o exemplo de uma marca portuguesa que desde sempre deu frutos no nosso país. Mesmo vivendo algumas crises da história mundial, esta marca soube ultrapassa-las. A realidade, é que se tratam não só de produtos de alta qualidade (os sabonetes da Ach Brito são feitos com óleo natural de coco e de karité, sem ingredientes de origem animal, 100% biodegradáveis e nunca são testados em animais), mas também de objectos de grande cuidado visual. As suas cores e ilustrações transmitem aos produtos um posicionamento que os distingue de outros sabonetes (não será por acaso, que tanta gente famosa os utiliza diariamente). Um dos pormenores magníficos que podemos observar, é o lettering, usado de sabonete para sabonete, sempre diferente e em equilíbrio com a ilustração. Pela história e carimbo no nosso país., a Ach. Brito merece toda a nossa atenção.

“Ach. Brito Cosmética é uma empresa portuguesa dedicada ao fabrico de sabonetes e perfumes,  fundada no Porto em 1887 por dois alemães radicados em Portugal, Ferdinand Claus e Georges Schweder, com o nome de Fábrica de Productos Chimicos CLAUS & SCHWEDER, SUCRS. Quando a marca surgiu, o sabonete era ainda um luxo destinado às classes sociais mais elevadas e eram atribuídos nomes estrangeiros a todas as linhas, para ir de encontro aos gostos da época.

Durante a década de 50 a Ach. Brito conquistou a liderança no mercado doméstico produzindo para o mercado interno, para o Ultramar, e exportava para países como a Inglaterra e os Estados Unidos da América. Uma das preocupações da Ach. Brito era fidelizar os seus clientes, o que a levava a investir no aroma, na textura, no aspecto e no preço dos seus produtos. Em 1953 chegou mesmo a criar uma litografia onde se pintavam os rótulos à mão. A partir dos anos 80, contudo, o negócio sofreu dificuldades, primeiro com a perda dos mercados do Ultramar, depois com a concorrência feroz das multinacionais e finalmente com o surgimento de processos de distribuição moderna.

No entanto, a Ach. Brito foi capaz de recuperar e actualmente está presente nas grandes cadeias de hipermercados, supermercados, cash & carries, armazenistas e restante comércio tradicional (incluindo o canal farmacêutico). A empresa sobreviveu à abertura de economia portuguesa e à invasão das marcas internacionais, em grande parte porque optou por uma linha de produtos de alta gama dirigida ao mercado externo, seguindo processos de produção tradicionais e inteiramente manuais.

Em 1994, numa parceria com o agente americano Lafco, a Ach.Brito começou a conceber uma linha de produtos gift. O design antigo e único dos produtos cativou Jonathan Bresler, dono da importadora, que levou a marca para o mercado de luxo dos Estados Unidos da América.  Mais do que sabonetes ou produtos de higiene, a Claus Porto oferece verdadeiras obras de arte, cujo design e embalagem retro evocam o acervo histórico da empresa, que é sem dúvida o seu maior valor.

O logótipo da Ach. Brito foi-se actualizando ao longo dos anos, mas manteve sempre a sua vertente tradicional.”

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