Revista “Presença”

Maio 26, 2010

É verdade que temos boa literatura actual em Portugal (assim como também há a “menos boa”), mas o certo é que contamos com grandes escritores portugueses do fim do século XIX e inícios do século XX. Não só podemos registar boa literatura, como dela nasceram algumas revistas que divulgaram outras artes no nosso país. Uma delas é a revista “Presença”, fundada em 1927 por Branquinho da Fonseca e José Régio. Por ela passaram importantes nomes como Adolfo da Correia, mais conhecido por Miguel Torga.

Segundo Theresa Lobo (autora do Livro “Ilustração em Portugal”), o seu aparecimento  “foi um factor relevante para o surgimento de novas oportunidades gráficas, não só ao nível da capa como no seu interior.”

“Folha de arte e critica” foi o que mais me chamou à atenção na descrição da revista. Aqui não só a escrita serve para satirizar, assim como é apoiada pela ilustração que é quase sempre é feita num só traço e sem cor. O nome da revista aparece sempre em destaque e em cores diferentes de edição para edição, sendo apoiado pelo número de lançamento no rodapé que também assume um tamanho importante na página.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: