O que faz de nós Portugueses

Junho 3, 2010

Normalmente compro a revista “Activa” quando vou para a praia: é Portuguesa, bem paginada e tem artigos interessantes. Na edição de Junho, saiu (ou sai) um artigo sobre as características dos Portugueses, que me chamou bastante à atenção. É um texto bastante irónico, que até mesmo nos adjectivos que parecem positivos, aparece qualquer coisinha de mau pelo meio dos textos.

Descrevem-nos como fanáticos por futebol, maus em prioridades (esta é bem verdadeira… quantas vezes não vemos um senhor empresário com bruto carro e 500 salários em atraso?), conciliadores, negadores (as frases começam muitas vezes por “não”, “não e lembras-te disto”), distraídos, aventureiros, sensíveis, invejosos, acanhados, tímidos, patriotas (só nós podemos falar mal de Portugal), solidário, viciados e desenrascados.

Mais uma vez o desenrasque é afirmado como característica dos Portugueses: “Somos tão desenrascados que não nos damos ao trabalho de planear”. E mais uma vez relaciono isto com o design… será que é uma característica do design Português? O design de improviso. E realmente se formos a ver temos grandes designers anónimos em Portugal que aproveitam e reaproveitam “coisas” para fazer “coisas” completamente impensáveis que até dão jeito.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: