Feiras Medievais

Junho 10, 2010

Começa a ser comum várias cidades de Portugal terem as suas festas de recriação histórica (Pré-História, Medievais, Romanas, Celtas, Liberais etc etc…) sendo as mais vulgares as medievais. Os nossos vizinhos espanhóis ja fazem delas uma tradição (quando estagiei em Barcelona lembro-me de ir a umas 3 em vários pontos da Catalunha). Cá nasceram através das autarquias, câmaras, grupos teatrais, artesãos, mercadores ou apenas pela pura diversão portuguesa.

A Festa Medieval mais conhecida é a de Santa Maria da Feira que já é quase “cabeça de cartaz” da cidade, mas muitas outras como as de Coimbra, Viana do Castelo (a decorrer entre 10 e 13 de Junho), Penela, Vila Real de St. António começam a ganhar força. O mais interessante destas feiras, para mim, é que para além dos objectos típicos da época, também se vende gastronomia e artesanato do local em questão, sempre com a aparência medieval pela frente. E o certo é que se encontram coisas interessantíssimas: calçado feito à mão, peças de bijuteria, objectos de cerâmica…muitas vezes escondidos.

Não poderemos dizer que fazem parte da nossa cultura, mas o certo é que promovem e bem, muitos objectos que poderemos chamar de “design” (pela metodologia que aplicam) que por cá produzimos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: