Feiras Medievais

Junho 10, 2010

Começa a ser comum várias cidades de Portugal terem as suas festas de recriação histórica (Pré-História, Medievais, Romanas, Celtas, Liberais etc etc…) sendo as mais vulgares as medievais. Os nossos vizinhos espanhóis ja fazem delas uma tradição (quando estagiei em Barcelona lembro-me de ir a umas 3 em vários pontos da Catalunha). Cá nasceram através das autarquias, câmaras, grupos teatrais, artesãos, mercadores ou apenas pela pura diversão portuguesa.

A Festa Medieval mais conhecida é a de Santa Maria da Feira que já é quase “cabeça de cartaz” da cidade, mas muitas outras como as de Coimbra, Viana do Castelo (a decorrer entre 10 e 13 de Junho), Penela, Vila Real de St. António começam a ganhar força. O mais interessante destas feiras, para mim, é que para além dos objectos típicos da época, também se vende gastronomia e artesanato do local em questão, sempre com a aparência medieval pela frente. E o certo é que se encontram coisas interessantíssimas: calçado feito à mão, peças de bijuteria, objectos de cerâmica…muitas vezes escondidos.

Não poderemos dizer que fazem parte da nossa cultura, mas o certo é que promovem e bem, muitos objectos que poderemos chamar de “design” (pela metodologia que aplicam) que por cá produzimos.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: