Oporto show 2010

Junho 21, 2010

“The Oporto Show é um manifesto internacional nas áreas do design e arquitectura de interiores (sectores de mobiliário, iluminação e tecidos). À semelhança da sua primeira edição, a mostra será constituída por diversos espaços cénicos, concebidos pelos profissionais das maiores marcas nacionais e internacionais. Inspirado nas mais conceituadas feiras mundiais do ramo, e após o sucesso alcançado na primeira e segunda edição, TOS’10 pretende ser o maior evento deste género na Península Ibérica.”

Decorreu entre os dias 17 e 20 de Junho a terceira edição do evento Oporto Show, tendo como cenário o lindíssimo edifício da Alfândega do Porto. Estiveram presentes marcas nacionais como Boca do lobo, Carvalho Araújo, Adico, Branco sobre Branco, Silampos, etc; e internacionais como GandiaBlasco, Tom Dixon, De la espada, Arper, Herman Miller etc. Existiu ainda um espaço denominado “Design manifesto” destinado a novos designers portugueses.

Foi neste espaço que a Carina Bernardete e o Daniel Vieira estiveram a expor com alguns projectos individuais. Esta foi a principal razão para ter visitado o evento no dia 19, por serem pessoas próximas. No geral achei que (não sei se por estarmos a atravessar um período de “crise”) o evento estava um pouco disperso. As marcas não estavam interligadas e pareciam pouco preocupadas em promover-se.  Isto leva-me a perguntar se o problema estará de facto na crise ou no medo que as marcas têm dela… sentimos um certo receio em arriscar. Honestamente prefiro pensar por este lado e não vê-lo como um descrédito das marcas pelo evento…afinal existiam marcas portuguesas e tratava-se de uma boa oportunidade de promoção.

Uma das marcas com que fiquei surpreendida foi a Boca do Lobo… talvez a minha expectativa estivesse numa abordagem mais pedagógica sobre a cultura e atitute portuguesa.  Esta marca tem posicionamento e identidade muito específicos aliados a uma política compreensivelmente virada para a exportação. São características que, obviamente, devemos elogiar… esperamos é que também seja dada  importância aos eventos nacionais e que possam “passar” o seu exemplo de sucesso aos novos designers portugueses.

Relativamente à Carina e ao Daniel (vencedor do prémio nacional Daciano da Costa 2009)  fiquei bastante agradada com a forma como apresentaram os seus objectos. De forma simples e bem pensada.

3 Respostas to “Oporto show 2010”


  1. Muito bem!
    Não conhecia o blog, nem imaginava que tb gostavas de escrever.
    Parabéns.
    Agora vou anexar ao meu blog mais concorrido (hojevistocalco)! Queres?

    Beijinhos

  2. Miranda Says:

    OLá! surpreendida e muito lisonjeada com o comentário que fizeste. De facto,eu e o meu namorado gostamos de Moda e de fotografia e nada melhor do que, independentes, fazermos as produções da nossa Moda e à nossa maneira. Tenho sempre a preocupação de escolher um local que me diga alguma coisa e que de alguma forma não torne vulgar a fotografia. Para mim não são simplesmente mais fotografias, são o nosso projecto único, pessoal, e não partilhável😉

    entretanto adicionei o link do teu blog, que achei muito interessante e q diz respeito a uma área q tb me interessa, ao meu outro blog de Moda – http://www.fashionmarketslove.blogspot.com.

    um beijinho,
    Miranda


  3. Parabéns pela iniciativa. É sempre agradável ver surgir novos blogues que falem sobre design Português.


Deixe uma Resposta

