São Pedro!

Julho 1, 2010

Mais um ano, mais uma vez tradição cumprida. É possível que não tenha tanta gente como o São João no Porto, nem tantos bairros como o St. António em Lisboa, mas o São Pedro na Póvoa tem um carisma especial. A noite é passada à volta de fogueiras no bairro de eleição, ou a saltar de bairro em bairro para ver os tronos a São Pedro, as rugas que por lá vão passando e a bonita iluminação que anima toda a cidade.

Pela Póvoa, temos os três grandes bairros (NORTE, Sul, e Matriz) e os três mais pequenos (Mariadeira, Regufe e Belém) e é ainda uma certa competição saudável que vai aguentando esta tradição. As indumentárias das tricanas cumprem-se na perfeição: saia preta travada, camisa branca trabalhada, meias pretas, “socas” pretas e um magnífico avental trabalhado com as cores e motivos do bairro em questão.

É verdade que muitos jovens já não vêem o São Pedro tão tradicional e fazem desta noite, uma ida à discoteca ao ar livre. Também é verdade que a cidade ganha imenso economicamente com esta abordagem… Eu prefiro dividir o São Pedro entre as duas coisas: a parte tradicional (ver as rugas todas, saltar de bairro em bairro, ver os tronos) e a parte “diversão” onde espaços ao ar livre se transformam com música de DJ’S ao vivo e barraquinhas de bebida.

E porque o nosso país vive destas festas, mais uma vez deixamos um rasto de algo muito nosso, que nos entra quer emocionalmente, quer visualmente pelo Verão a dentro. Cumpram-se as tradições, para não se deixar cair o nosso melhor estilo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: