Sebastião Rodrigues: naturalmente designer

Julho 10, 2010


Sem qualquer formação numa área artística e muito menos do design, Sebastião Rodrigues (1929-1997) desde muito cedo se deparou com a composição através de tipos em metal, pois o seu pai trabalhava no jornal “A Voz”.  Tendo por formação um curso profissional incompleto, de serralharia mecânica, em 1945 foi trabalhar para o Atelier de Publicidade Artística (APA).

Com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian (1959-60), viajou pelo norte de Portugal para conhecer e catalogar as raízes gráficas do nosso país. E é nesta pesquisa de campo, em que tentava encontrar um “estilo” português que se encontra o principal aliado para o trabalho de Sebastião Rodrigues. Cumprindo um método de projecto rigoroso no qual passava horas contínuas ao estirador, entre cópias a papel vegetal e artes finais, demonstrava-se perfeccionista desde o método de concepção até à produção.

O seu domínio perante a tipografia permitiu que a trabalhasse não só a nível textual, mas também da ilustração: os tipos passavam a fazer parte da ilustração. Todo este processo acentou em bases culturais, sem nunca desprezar que é “precisamente no diálogo e respeito com outras culturas, que a nossa se pode melhor afirmar” tendo tido por isso influências no português Vitor Palla e no americano Alvin Lustig.

De 1959 a 1961 foi o responsável pelo design gráfico da revista mensal Almanaque e durante a década de 60 produziu a imagem gráfica da Fundação Calouste Gulbenkian (desde os cartazes, desdobráveis, livros, catálogos, etc.,).

Reconheço que não conhecia Sebastião Rodrigues até há bem pouco tempo, mas tenho definitivamente que concordar com Daciano da costa quando afirma que Sebastião Rodrigues “foi um autodidacta porque a formação dele não era essa”. O seu design nascia genuinamente de uma cultura, ao qual ele ainda juntou uma pormenorizada pesquisa do que mais genuíno existia/existe em Portugal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: