Que se comunique! eheh

Julho 26, 2010


Com a globalização da internet, a comunicação e as formas de informação foram evoluindo. Hoje podemos comprar o JN e usufruir do típico desfolhar do papel, ou então aceder com um simples clique à sua página da net e “gratuitamente” ler todas as notícias. Se formos perguntar à maioria das pessoas que usufruem de internet no local do trabalho, quase todas elas admitem que antes de começar a trabalhar, vão consultar se não a página do jornal diário, alguns blogs/sites que apresentam a informação que mais lhes interessa.

A realidade é que com o aparecimento de novas tecnologias, as formas de comunicação/informação/divulgação também evoluíram. Para além dos fantásticos blogs que hoje em dia encontramos (com o layout pre-definido, com algumas variantes e opções) começamos a ver em Portugal algumas publicações online, às quais chamamos vulgarmente de zines! Existem as fanzines, as artzines… mas todas têm um aspecto comum: divulgam trabalhos desconhecidos, vindos de várias vertentes artísticas, como a ilustração, o design, a música, etc.

Estes trabalhos (tal como muitos blogs) parecem resultar bem porque defendem uma causa, uma paixão… a ideia não é retirar partido monetário, mas antes vestir uma camisola e trabalhar, sobretudo, o espírito de grupo. Não podemos dizer que em Portugal se marque um estilo através desta publicações… não seguimos um estilo único ou comum, mas observamos uma posição de diversos autores.

A verdade é que através da dedicação de alguns, conseguimos conhecer abordagens de vários autores escondidos…e muitos deles com grande potencial. Venham mais zines!

http://www.ext-minds.com/newoptimism/

http://www.magneticamagazine.com/

Deixe um comentário