Imaginário – Raquel Pinheiro

Agosto 30, 2010

Confesso que foi por acaso que descobri, mas se todas as casualidades fossem tão boas como esta, podíamos construir tudo sobre imprevistos. Numa pesquisa sobre ilustração para a infância, tropecei no nome de Raquel Pinheiro e procurando mais um pouco, fui ter com o seu magnífico portfólio.

Infelizmente, não é com facilidade que encontro dados biográficos de Raquel Pinheiro, mas recorrendo ao seu site (http://www.raquelpinheiro.net/) fiquei a saber que nasceu em 1976  e que sempre viveu em Oeiras. É formada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, mas foi numa colaboração com um atelier de design  que descobriu a sua paixão por ilustração.

O que mais me agrada é a linha firme que contorna uma montanha de cores e padrões fantásticos! Há um mundo imaginário que percorre todos os seus desenhos, onde, quer para crianças , quer para adultos, se torna muito fácil , imaginar para além do que está desenhado. O seu portfólio já é extenso no que se refere a livros infantis (“Dom leão e dona catatua” em 2010,  “A história da aranha Leopoldina”, “Uma viagem no verde” entre muitos outros) o que prova o reconhecimento deste mercado pela ilustradora.

Raquel Pinheiro tem também um blog que vai actualizando com regularidade (http://www.raquel-pinheiro.blogspot.com/). Foi neste blog que soube que Raquel teve uma bebé há pouco tempo, o que me faz pensar que vai ser uma menina de sorte, ao crescer rodeada de tanta imaginação.

Uma resposta to “Imaginário – Raquel Pinheiro”


  1. Estou sem palavras… um agradecimento em forma de flor… grande e colorida! Raquel Pinheiro


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: