Destination Portugal

Setembro 14, 2010


O Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMa) lançou em Maio deste ano, o projeto “Destination: Portugal”, que reúne cem peças de designers portugueses e onde a Fundação Serralves ajudou na selecção  dos autores e das peças representadas.

De todos os que expuseram em Serralves aquando da visita dos representantes do MoMa, apenas 14 foram convidados a levar os trabalhos para Nova Iorque. Grande parte das cem peças escolhidas foram produzidas com materiais tradicionalmente associados a Portugal, como é o caso da cortiça, ou com recurso a materiais reciclados. O objectivo é “mostrar artes e ofícios das gerações passadas” e que normalmente só se encontram à venda em Portugal.

Portugal foi escolhido como país-tema porque os representantes do MOMA consideram que o nosso país ainda não está consolidado no design, mas é antes um país emergente e com fortes características de evolução nesta área.

A realidade  é que antes de Portugal estiveram expostos países como a Finlândia, a Dinamarca, o Brasil ou o Japão. Se formos a ver um a um, todos eles são, em comparação com Portugal, países bastante consolidados em termos de design… todos identificamos a objectividade do design escandinavo, a sobriedade do japonês ou a excentricidade do brasileiro. Se o conceito da iniciativa é “descobrir o que de mais novo se faz em países emergentes na área do design e apresentar ao público”, porque foram escolhidos estes países anteriores? Se conseguíssemos fazer equivalência , podíamos ficar bastante satisfeitos por termos sido os actuais escolhidos… mas na minha opinião (e posso estar seriamente enganada) os presentes parâmetros de escolha, nada tiveram a ver com os anteriores.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: